Pular para o conteúdo
Início » Bolinho caipira de milho com recheio de linguiça: você nunca provou nada igual

Bolinho caipira de milho com recheio de linguiça: você nunca provou nada igual

Nossa jornada gastronômica nos levou a saborear um autêntico bolinho caipira de milho, uma verdadeira pérola da culinária brasileira. Feito com milho fresco e uma pitada de tradição, esse petisco é um verdadeiro deleite para os sentidos. Com sua textura crocante por fora e um recheio macio e suculento, cada mordida é uma explosão de sabores que nos transporta para as festas juninas e celebrações caipiras. Sirva-o com um sorriso e desfrute de um pedaço do Brasil em cada mordida.

Confira agora mesmo como fazer esse bolinho caipira delicioso

Surpreenda a família com o incrível bolinho caipira! Uma massa crocante de milho abraça um recheio suculento de linguiça, resultando em uma iguaria irresistível. Perfeito para servir no lanche, acompanhando uma refeição ou a qualquer momento! Confira a receita do Canal Leodenice Camargo, faça o divino bolinho caipira e traga esse saboroso petisco para a sua mesa!

Como fazer bolinho caipira

Para preparar o bolinho caipira, começaremos removendo as tripas das linguiças e descartando-as. Cortaremos a carne em pedacinhos e a levaremos para uma frigideira quente, dourando e fritando. Acrescentaremos cebola, alho, pimenta calabresa e tomate, refogando até que todo o excesso de líquido evapore. Desligaremos o fogo e incorporaremos o cheiro-verde. Transferiremos o conteúdo para um prato e aguardaremos esfriar. Então, iremos ralar o queijo minas e integrá-lo à linguiça que já deve estar fria. Manteremos na geladeira. Prepararemos a massa do bolinho caipira, vamos recheá-la e fritá-la, seguindo cada passo atentamente. Sirva e aproveite seu incrível bolinho caipira!

Ingredientes da receita de bolinho caipira

Para o recheio

  • azeite de oliva (o quanto baste)
  • 1kg de linguiça toscana 
  • 1 tomate grande maduro sem sementes  
  • 2 dentes grandes de alho picados
  • 1 cebola picadinha
  • 200g de queijo minas meia-cura (a gosto)
  • 1 pitada de pimenta calabresa (a gosto)
  • 70g de cheiro-verde picado (a gosto)

Para a massa

  • 3 e ½ xícaras (chá) de farinha de trigo forte, sem fermento (500g)
  • cúrcuma ou açafrão-da-terra a gosto
  • 500ml de água 
  • 1 lata de milho-verde em conserva escorrido
  • 2 colheres (sopa) de margarina 
  • 600ml de leite integral
  • 2 cubos de caldo de galinha 
  • 1colher (sopa) rasa de sal 

Para o empanamento e fritura

  • óleo (o quanto baste)
  • farinha panko ou farinha de rosca (o quanto baste) 
  • 3 ovos inteiros batidos (150g)

Modo de preparo

  1. Comece cortando as linguiças e retirando toda a parte de dentro, cortando em pequenos pedaços. Não se esqueça de descartar a tripa.
  2. Esquente uma frigideira no fogo, ponha a linguiça picadinha e deixe dourar sem mexer. Em seguida, use uma colher de pau para misturar, fritando até que fique douradinha e solta. Quando isso acontecer, acrescente um fio de azeite para que frite.
  3. Junte a cebola, o alho, a pimenta calabresa e o tomate. Refogue até que todo o líquido evapore.
  4. Apague o fogo e adicione o cheiro-verde picado, mexendo bem. Passe para um prato para esfriar.
  5. Num ralador, rale o queijo minas meia-cura e incorpore na linguiça refogada, estando já fria. Reserve na geladeira.
  6. Para o preparo da massa, no liquidificador, ponha: a água, o leite e o milho-verde escorrido. Bata muito bem.
  7. Coe essa mistura numa peneira, pressionando bem com uma colher, transferindo o líquido para uma panela, levando ao fogo e descartando o bagaço.
  8. Inclua a margarina, o sal, os cubos de caldo de galinha, a cúrcuma e mexa no fogo, até levantar fervura.
  9. Apague o fogo e coloque a farinha de trigo de uma só vez, usando uma espátula ou colher de pau para misturar, apertando e deixando dissolver algum pelotinho que tenha, até formar uma massa uniforme.
  10. Mais uma vez coloque a panela no fogo, misturando ligeiramente.
  11. Passe a massa para uma superfície lisa untada com óleo, distribuindo-a para que esfrie.
  12. Assim que esfriar, vá sovando a massa com as mãos, até obter uma massa lisa, uniforme, que não tenha ar e flexível.
  13. Disponha-a sobre um pedaço de plástico e, com a ajuda de um rolo, abra-a, deixando uma espessura uniforme em toda a massa.
  14. Faça a marcação na massa com um copo (cerca de 8cm de diâmetro). Ponha o recheio (cerca de 36g), no meio do círculo marcado por você, após unir esse recheio, fazendo um “pacotinho” com as mãos.
  15. Use a outra parte da massa para cobrir com o auxílio do plástico e vá moldando com as mãos, tirando todo o ar, sobrepondo uma massa na outra, para vedar. Tire o plástico e utilize o próprio copo que você usou para marcar, para cortar o seu salgado, que já sairá moldado e fechado.
  16. Forre uma assadeira grande com plástico e vá passando os bolinhos para ela. Faça isso até que os ingredientes terminem.
  17. Na sequência, vá empanando um por um dos salgados, mergulhando-os com a ajuda de um garfo numa vasilha, com os ovos batidos e logo depois, na farinha panko, em outra vasilha.
  18. Esquente uma panela com óleo, coloque os bolinhos e frite (imersão). Evite adicionar grande quantidade de bolinhos por vez, para que o óleo não esfrie e encharque os bolinhos.
  19. Por fim, tire e absorva o excesso de gordura usando papel-toalha.
  20. Agora você já pode servir e degustar seu fantástico bolinho caipira!

Você também pode gostar