Pular para o conteúdo
Início » PUDIM DE LEITE CONDENSADO

PUDIM DE LEITE CONDENSADO

"Uma sobremesa divina aguardando para adoçar seu paladar: um pudim de leite condensado perfeitamente caramelizado e pronto para derreter na sua boca. Sua textura cremosa e sabor irresistível são um convite para uma experiência gastronômica única. Prepare-se para se deliciar!"

PUDIM DE LEITE CONDENSADO

PARA O CARAMELO

Ingredientes:

  • 1 xícara (chá) de açúcar
  • ⅓ de xícara (chá) de água fervente

Modo de Preparo:

  1. Separe uma fôrma redonda de 22 cm de diâmetro com furo no meio.
  2. Leve uma chaleira com 3 xícaras (chá) de água ao fogo médio — ela vai ser usada para fazer a calda e assar o pudim em banho-maria.
  3. Numa panela média de borda alta, leve o açúcar ao fogo baixo para derreter, mexendo com uma espátula de silicone, até formar um caramelo dourado.
  4. Meça ⅓ de xícara (chá) da água fervente e, com cuidado, regue o caramelo. Atenção: a calda vai borbulhar. Misture com a espátula até ficar lisa.
  5. Transfira a calda para a fôrma, vertendo sobre o cone central. Com um pano de prato (ou uma luva térmica), segure e gire a fôrma para caramelizar também a lateral. Reserve.

PARA O PUDIM

Ingredientes:

  • 1 lata de leite condensado (395 g)
  • 4 ovos
  • 2½ xícaras (chá) de leite

Modo de Preparo:

  1. Preaqueça o forno a 200 ºC (temperatura média).
  2. Numa tigela pequena, quebre um ovo de cada vez e transfira para o liquidificador. Bata os ovos sozinhos, apenas para misturar.
  3. Junte os outros ingredientes e bata bem até ficar liso.
  4. Transfira a massa do pudim para a fôrma caramelada e coloque a fôrma dentro de uma assadeira (para assar em banho-maria).
  5. Leve a assadeira ao forno e, só então, coloque nela a água fervente, até cobrir metade da fôrma do pudim.
  6. Deixe assar por cerca de 1 hora — o tempo pode variar de acordo com o modelo e o tipo do forno. O pudim estará pronto quando a superfície estiver firme, mas com o interior ainda cremoso; ele termina de firmar enquanto esfria.
  7. Retire o pudim do forno e deixe amornar. Leve à geladeira para esfriar por pelo menos 3 horas antes de servir (se preferir, prepare o pudim com antecedência; ele dura até 5 dias na geladeira).
  8. Para desenformar: passe a base da fôrma sobre a chama do fogão, apenas para soltar a calda. Cubra a fôrma com um prato com borda (assim a calda não escorre) e vire de uma só vez. Deixe toda a calda escorrer sobre o pudim e sirva a seguir.

VERSÃO INDIVIDUAL

Você pode preparar esta mesma receita e assar o pudim em forminhas individuais.
Para isso, use 18 forminhas lisas de 6,5 cm de abertura por 5,5 cm de altura e capacidade para 150 ml.
Coloque cerca de 2 colheres (chá) de caramelo por forminha e preencha ⅔ do volume com a massa de pudim. Asse os pudins a 180 ºC (temperatura baixa) e atenção ao ponto: eles ficam prontos em menos tempo.

Você também pode gostar